Quando se fala em home care (internação domiciliar), é comum que as pessoas o confundam com o serviço de um cuidador.
Então, é muito importante destacar que os dois casos são bem diferentes.
O home care no plano de saúde é mais completo. Por exemplo, ele pode oferecer: médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, além da coleta de exames laboratoriais.
Já o cuidador, geralmente, é um enfermeiro que tem a responsabilidade de assistir o paciente (ajudar no banho, trocar curativos, alimentar, trocar fralda, etc.).
Desde que a pessoa seja cliente de um plano de saúde e, também, tenha a indicação de um médico, para home care, ela tem direito a esse serviço.
Contudo, este atendimento domiciliar é indicado, apenas, para casos sem complexidade e desde indicado pelos médicos.
Exemplos disso são pacientes que precisam permanecer em repouso, com suporte para oxigenoterapia; alimentação enteral por via nasogástrica, nasoenteral ou percutânea; alimentação parenteral; sessões de fisioterapia motora ou respiratória; sessões de fonoaudiologia para recuperação da capacidade de deglutição; medicamentos de administração endovenosa; curativos para escaras e outros serviços de enfermagem; entre outros procedimentos que podem ser realizados em ambiente domiciliar, desde que haja uma estrutura de suporte para o paciente.
Pessoas portadoras de Alzheimer ou Parkinson já em estado avançado, bem como aqueles que são vítimas de sequelas causadas por um acidente vascular cerebral são exemplos de pacientes que podem ser tratados em ambiente domiciliar / homecare.
A ideia é cuidar do paciente em casa com todos os seus benefícios. Primeiro, porque a pessoa pode receber a visita de parentes e amigos sempre que quiser. Sem contar que há menos risco de infecções – algo comum em internações hospitalares de longa duração.
Contudo, é comum que os planos de saúde neguem esse tipo de atendimento. Já falamos sobre isso em um post anterior, não deixe de dar uma olhadinha.
E caso isso aconteça, procure um advogado especialista para lhe orientar e conseguir o atendimento indicado pelo médico com a cobertura pelo plano de saúde.